Ter uma crise de ansiedade é uma experiência desagradável que abala o emocional das pessoas.
Numa situação de crise, a pessoa experimenta com muita intensidade a sensação de perda de controle e aflição. Porém, entrar em uma crise não significa perder o controle do próprio corpo e mente.
É possível prevenir e amenizar a manifestação dos sintomas ansiosos.
Pessoas ansiosas relatam ter experiências diferentes durante uma crise ansiosa. Algumas vivenciam mais sintomas emocionais e psicológicos enquanto outras sentem maior desconforto físico.
Os sintomas da crise de ansiedade são:

- Taquicardia;
- Sudorese;
- Desmaio;
- Dormência de certas partes do corpo, como mãos e pés;
- Enjoo ou vômito;
- Falta de ar;
- Medo de morrer;
- Medo de ser atacado;
- Preocupação excessiva;
- Pensamentos desconexos;
- Tremores no corpo;
- Vontade de chorar;
- Boca seca; e
- Sensação de perda de controle.
Se você quer conhecer e entender melhor sobre os sintomas de uma crise de ansiedade leia aqui no blog o texto Entendendo a Ansiedade: https://michaelpsicologo.com.br/entendendo-a-ansiedade/
O que fazer quando a ansiedade vem?
Aqui estão algumas dicas exercícios que irão te ajudar, mas lembre-se que estas dicas serão uteis em situação de crise, o mais importante é que você procure ajuda de um psicólogo. Na psicoterapia você terá a possibilidade de se compreender e através do autoconhecimento poderá evitar que as crises aconteçam.
Respire profundamente
Faça respirações profundas quando a ansiedade ameaçar tomar conta. Inspire profundamente, segure o ar entre três e cinco segundos e exale também longamente.
Repita esse movimento diversas vezes com tranquilidade. Não pense que você precisa atingir um objetivo com isso. Caso contrário, você pode ficar ansioso.
Para adquirir percepção de quando está começando a ficar ansioso, você precisará prestar muita atenção em suas emoções e nas reações do seu corpo.
Por exemplo, se está tremendo, suando, enjoado ou com azia. Aos poucos, você deixará de ser pego de surpresa pela ansiedade e conseguirá usar métodos para se acalmar.
Distraia-se
Busque distrações no cômodo ou no ambiente público onde você se encontra. Conte o número de pessoas ou objetos decorativos presentes. Faça movimentos curtos com os braços, mãos, pernas ou pés para distrair a mente.
Outra ideia é baixar aplicativos terapêuticos para distraí-lo. Assim, você sempre terá uma fonte de distração para os momentos de ansiedade.
Por vezes, uma distração simples é o suficiente para acalmar o coração acelerado e tranquilizar a mente. Quando você se concentra em seu mal-estar, ele tende a crescer e ficar fora de controle.
Ligue para alguém
Se estiver sozinho em um local público ou em casa, ligue ou faça uma videochamada com alguém querido.
Converse com essa pessoa sobre o que está sentindo e, após desabafar, mude de assunto para distrair a sua mente. Fale sobre coisas agradáveis e memórias boas.
Faça uma meditação guiada
As meditações guiadas podem ajudar pessoas em crise de ansiedade a se tranquilizar. Você pode tanto abrir um vídeo em um aplicativo quanto baixar uma meditação para ouvir no celular em situações de estresse.
Se estiver em casa, acesse um computador e procure uma meditação guiada para se acalmar.
Essas meditações são ideais para trabalhar a concentração, aliviar a tensão muscular e acalmar a mente em qualquer lugar.
À medida que o guia lhe ajuda a relaxar com palavras consoladoras, você deixa de pensar nos sintomas da crise.
Faça alongamentos ou saia para correr
Do mesmo modo que movimentar os membros ajuda a distrair, fazer alongamentos também. Alongue os braços, as pernas, a coluna e o pescoço, respirando profundamente enquanto faz os movimentos.
Outra opção para se acalmar é fazer uma atividade física, como a caminhada ou a corrida. Ambas são muito eficientes para clarear a mente, promover o contato com a natureza e produzir hormônios do bem-estar, como a endorfina e dopamina.
Quanto mais você praticar essas atividades físicas, mais fácil será combater a ansiedade no futuro.
Vá para um cômodo silencioso
Os estímulos de ambientes movimentados, como barulhos, conversas paralelas e movimentos, podem deixá-lo mais tenso.
Por isso, procure um cômodo silencioso para se acalmar. Se estiver em público, busque um banheiro ou uma área aberta para ter privacidade. Neste recinto, respire fundo, ouça uma meditação ou converse com alguém.
Combata os pensamentos negativos com afirmações positivas
Um dos sintomas mais marcantes da crise de ansiedade são os pensamentos desconexos e negativos. Eles inundam a mente da pessoa ansiosa e aumentam a angústia e o medo. Por conta deles, ela tem dificuldade para acalmar o seu estado emocional.
Uma forma de combatê-los é simplesmente pensando em coisas positivas, como lembranças gostosas de momentos em família ou com a pessoa amada.
Você também pode fazer afirmações positivas, tais como “Está tudo bem comigo e à minha volta” e “Não há motivo para preocupação”, repetidamente. Repita essas e outras frases até os sintomas emocionais e físicos diminuírem.
Imagine-se em um ambiente tranquilizador
Outro método que envolve exercícios de pensamento são as visualizações positivas. Em um cômodo tranquilo, respire fundo e imagine estar em um ambiente apaziguador.
Pode ser um local que você gosta, como uma praia ou um parque público, ou ser fruto da sua imaginação. O importante é que ele lhe transmita paz. Faça esse exercício por quanto tempo for necessário para se sentir bem.